BRASPOL- COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO E CELEBRAÇÃO DO NATAL

por Casa das Etnias. 12/12/2015

A Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil - BRASPOL - realizou sua tradicional festa de final de ano, no dia 12 de dezembro de 2015, com a comemoração de aniversário e a celebração do Natal ao estilo polonês.

O programa constou de uma missa, às 18h, com a comunidade da igreja São José, com a bênção do  Opuatek . Às 20h, deu-se a festa no Ponto de Cultura Casa das Etnias, com muitos convidados, que foram recebidos com pão e sal; cada um colocava uma bolachinha colorida pra enfeitar o pinheirinho, que depois  podia levar para suas casas.

O presidente da Braspol de Caxias do Sul, Celestino Vicente Szynwelski,  saudou os presentes, fez breve histórico da Braspol de Caxias do Sul, que justamente neste dia completou 16 anos de fundação, e explicou a respeito da simbologia do Opuatek. Ela faz referência à reconciliação entre as pessoas como elemento fundamental para a celebração digna do nascimento de Jesus (Narodziny Boga).

Além da mesa bem decorada, com flores naturais e velas acesas, havia  músicas típicas do Natal polonês, chamadas kolendy.

 

 Em seguida, foi servida a ceia - com doze pratos. É uma tradição, não só para lembrar os 12 apóstolos. A tradição remete aos tempos de miséria do povo polonês: ao celebrar o Natal com 12 pratos, todos faziam o pedido para que tivessem comida na mesa durante os 12 meses do ano seguinte...

 

Foi um momento de grande alegria, de bate-papo descontraído e boa convivência.

 

 

 

Project
Project
Project
Project
Project
Project