SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL TRENTINO E TERCEIRA REUNIÃO DA REDE TRENTINA DE UNIVERSIDADES

por Casa das Etnias. 22/02/2018
#trentinos #circolo trentino di caxias do sul #

SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL TRENTINO E  TERCEIRA REUNIÃO DA REDE TRENTINA DE UNIVERSIDADES

O município de Caxias do Sul sedia, até este domingo (25), o 2º Encontro Regional Trentino e 3ª Reunião da Rede Trentina de Universidades. A cerimônia de abertura do evento, realizada neste sábado (24) no Salão de Atos da Universidade de Caxias do Sul (UCS), contou com a presença do governador José Ivo Sartori.

O encontro tem por objetivo estabelecer novas parcerias e trocar experiências culturais e linguísticas entre os países participantes (Brasil, Argentina, Uruguai e Itália), além da criação de novos laços de amizades, do fortalecimento dos laços com a Itália, através da Associazione Trentini nel Mondo (ATM) e da formação da Rede Trentina de Universidades, para intercâmbios acadêmicos.

“É uma satisfação receber, no Rio Grande do Sul, todos os que estão dispostos a estreitar os laços culturais. A cultura diferencia um povo, é um instrumento de transformação. Respeitar a diversidade étnica é uma forma de promover a superação. Temos cerca de três milhões de descendentes de italianos vivendo em nosso Estado, gente que ajudou e ajuda a construir o desenvolvimento. Por isso, essa iniciativa merece ser celebrada\\\", afirmou Sartori.

Pela manhã, os participantes acompanharam a palestra “Sociedades italianas e escolas étnicas no Rio Grande do Sul”, proferida pelo professor Gelson Rech, e o painel “Rede Trentina de Universidades - Fator de integração educacional entre Brasil, Argentina, Uruguai e Itália”, com reitores das universidades conveniadas e outros convidados.

“É uma rede que está nascendo e um período de planejamento. Olhamos para o horizonte com o objetivo de preservar os valores e os princípios que nós herdamos dos nossos antepassados. Devemos, enquanto descendentes, buscar a excelência em tudo o que fizermos. A Universidade é parceira dessa iniciativa, formando alianças com outras instituições de ensino, com o poder público e com a sociedade\\\", disse o reitor da UCS, Evaldo Kuiava.

Estiveram presentes ao evento o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, o vice-presidente da Associazione Trentino nel Mondo, Cesare Ciola, o representante da província de Trento, Giusepe Zorzi, bem como os coordenadores dos ciclos Trentinos do Brasil, da Argentina e do Uruguai.  Além de Caxias do Sul, atividades também acontecem Flores da Cunha, Garibaldi e Bento Gonçalves.

O evento, que teve início na quinta-feira (22), é promovido na semana do Dia Nacional do Imigrante Italiano, anualmente comemorado em 21 de fevereiro. O primeiro Encontro Regional Trentino foi no Uruguai, em 2016, e o próximo será na Argentina, em 2020. Em 2019, haverá uma reunião das universidades parceiras em Trento, na Itália.

Texto: Andrea Martins/Secom
Edição: Leonardo Nunes/Secom

Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project