Sobre a Casa das Etnias

 PONTO DE CULTURA CASA DAS ETNIAS

 - Sua história, composição e  funcionamento -

 O PONTO DE CULTURA CASA DAS ETNIAS (como, de regra, todos os Pontos de Cultura) é o resultado de Convênio entre o Município de Caxias do Sul, através de sua Secretaria da Cultura, com o Ministério da Cultura, que perdurou por três anos e meio  e surgiu com o objetivo da “Preservação e cultivo das culturas das etnias formadoras de Caxias do Sul, por meio do teatro, dança, música, canto, artesanato, gastronomia e aulas de línguas da imigração”.

 O Convênio seguiu um Edital e as regras pertinentes, possibilitando apoio financeiro (através do qual foram adquiridos instrumentos variados, material de cozinha, de som, de iluminação e de informática – e também suporte para atividades artísticas) e técnico (orientação para o desenvolvimento das atividades e cumprimento do projeto). O referido Convênio findou em dezembro de 2014. A partir deste ano de 2015, o Ponto de Cultura passou a ter a responsabilidade plena pela sustentabilidade do projeto.

 A ideia da reunião das diversas etnias surgiu a partir do Seminário Integrado Origens de Caxias, em 2010, quando foram feitos debates variados, na UCS e na FSG, com apresentações artísticas no Palco nos Trilhos (junto à antiga estação férrea, onde funciona a Secretaria da Cultura). A ideia inicial se corporificou com a possibilidade da construção de um Ponto de Cultura, resultado do Convênio referido, iniciando suas atividades em agosto de 2011.

Nos dois primeiros anos, as atividades e encontros eram desenvolvidos em locais diversos, porque o prédio destinado ao Ponto de Cultura estava em reforma, sendo entregue em outubro de 2013.

 O referido Convênio findou em dezembro de 2014. A partir deste ano de 2015, o Ponto de Cultura passou a ter a responsabilidade plena pela sustentabilidade do prédio, que fazia parte do complexo da ex-Cantina Luiz Antunes (do qual fazia parte também o prédio do Centro de Cultura Ordovás). No prédio que agora abriga o Ponto de Cultura Casa das Etnias funcionava a direção da empresa, o escritório e o laboratório.

O Ponto de Cultura Casa das Etnias possui um Conselho Gestor e um Regimento Interno, que ordena e regula as atividades que desenvolvemos. São membros do Conselho Gestor: Elisete Bertollo, substituída por João Felix Andreis no final de 2015, Ivo Sartor, João Tonus, substituído por Cleri Ana Pelizza em 2015, Liria Predigher, substituida por Marcia Aline Maisner em 2015, substituída por Leonardo Leiser em 2016, e Iraci José Marin. Cada um representa uma entidade que compõe este Ponto de Cultura. Originalmente, era esta a composição dos grupos: Coro Cênico Eco dei Monti, Circolo Trentino, Associação Suíço-Valesana do Brasil - ASVB, Associação Cultural Miseri Coloni, Associação Cultural Germânica de Caxias do Sul  e Braspol.

Em 2014, o Ponto de Cultura Casa das Etnias foi representado por Elisete Bertollo no Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, em Natal - RN.

Os integrantes do Ponto de Cultura Casa das Etnias desenvolvem atividades diversas, fazendo bom uso do espaço e abrindo à população a possibilidade de participação, sob diversas formas, tendo oferecido à comunidade inúmeros produtos culturais.

Efetivamente, o Ponto de Cultura desenvolve aulas de línguas da imigração -  Italiano, Alemão, Polonês e Francês -, exposições, oficinas de artesanato, de música, de teatro, de culinária,  apresentações diversas ( de teatro, música e cinema ), além de palestras e debates. Oferecemos o espaço para terceiros desenvolverem suas atividades culturais. Realizamos a Semana das Etnias, instituída pela Lei Municipal nº  5.988, de 07 de abril de 2003.

Esta Casa é um novo espaço para manifestações artísticas e culturais. O intuito é contribuir para o fortalecimento das raízes étnicas, sem excluir outras possibilidades de  manifestação cultural.

A nossa permanente preocupação é a de produzir cultura e também de propiciar a boa convivência e a fraternidade.

Diretorias

Conselho Gestor - 2017 - 2018

Estrutura Administrativa do Ponto de Cultura Casa das Etnias de Caxias do Sul.

Gestão 2017/2018


casadasetnias@casadasetnias.com.br


© 2017 Casa das Etnias   ||   54 3228-4334 / 9973-6766 (Marin); 9118-8889 (Ivo) - admin
Av. Independência, 2542 - Bairro Panazzolo - Caxias do Sul - RS. CEP: 95082-380