por Casa das Etnias. 29/07/2024
#emigraçãoalemã
DIA 25 DE JULHO FOI O BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL
A história da imigração alemã para o Brasil completou 200 anos oficialmente na última quinta-feira (25/07/24). Foi em 25 de julho de 1824 que os primeiros 39 imigrantes de língua alemã chegaram a cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. São Leopoldo é considerado o berço da emigração alemã no Brasil. As comemorações do bicentenário se estenderão até o fim de 2024, com comemorações em todo o Rio Grande do Sul.
A Associação germânica Alles Gut fez a sua festa em comemoração a esta data no dia 28 de julho, junto a comunicade de São Romédio. O evento iníciou com uma cerimônia ecumência igreja de São Romédio juntando padres e pastores, com momentos que fez lembrar a chegada dos primeiros imigrantes alemães na região e depois a cidade de Caxias do Sul. Depois os participantes e convidados se dirigiram ao salão de festas da comunidade, logo ao lado da igreja.
A grande maioria dos integrantes do grupo Alles Gut estava trajado com seus belíssimos trajes de época, juntamente com o grupo de danças POMMERTAL, de Nova Petrópolis, com trajes também típicos para as apresentações antes, durante e depois do almoço no KERBFEST, que se estendeu toda a tarde do domingo.
Estiveram presentes ao evento diversas autoridades locais, como o prefeito da cidade e diversas outras autoridades locais, juntamente com o cônsul geral da Alemanha do Rio Grande do Sul, Sr. Marc Bogdahn, além dos representantes do Ponto de Cultura Casa das Etnias, João Felix Andreis e sua mulher Roselaine Ruffatto, o representante dos suíços valesanos Ivo Sartor e Elaine Sartor, representante dos poloneses Marlei Skas hinski de Oliveira e seu marido Roberto de Oliveira e a representante do Circolo Trentino de Caxias do Sul, Sirlei Bertollo, juntamente com alguns de seus integrantes, Izete Pezzi e Moisés Pezzi, Neda Cavagnolli Schwantes, Inês Andreis e a secretária da cultura Magali Quadros.
A festa foi uma oportunidade de homenagear os primeiros imigrantes e todas as milhares de pessoas de língua alemã que vieram, ao longo desses dois séculos, para o Rio Grande do Sul, reconhecendo sua contribuição para a constituição e o desenvolvimento econômico e social deste Estado.
A diretoria