FESTIVAL DO GNOCCHI

por Casa das Etnias. 27/04/2019
#cultura #gastronomia italiana

VII FESTIVAL DO GNOCCHI

No dia 27 de abril de 2019 realizou-se o VIII FESTIVAL DO GNOCCHI do Circolo Trentino di Caxias do Sul. 

Este evento já é uma tradição na Casa, realizada por esta etnia, que tem programado, no mínimo um jantar de nhoque (gnocchi) por ano. O dia oficial do nhoque é no dia 29 de cada mês e surgiu na Itália, iniciada por São pantaleão.

E o ritual do nhoque da sorte, como surgiu? Dizem que, num certo dia 29, São Pantaleão chegou a um vilarejo e pediu comida a uma família pobre. O anfitrião dividiu a parca refeição com o santo e cada pessoa comeu apenas sete bolinhas de nhoque. Após as despedidas, os donos da casa encontraram moedas de ouro sob os pratos – daí nasceu o costume de se colocar uma nota ou moeda embaixo do prato de nhoque no dia 29, para atrair fortuna. Os fatos históricos, que pena, tiram um pouco do encanto da simpatia. São Pantaleão viveu entre os séculos 3 e 4, muito antes, portanto, de o próprio nhoque ter sido inventado.

Mas de qualquer forma o evento, a cada ano, se tornou um ponto de encontro aos amantes desta prática e sempre acontece com os aplausos dos participantes. E por que não dizer, que este dia se tornou um encontro quase que familiar, diante das amizades que ali se formar, ou que se reencontram. 

Salientando sempre o grande empenho da direção do Circolo, dos colaboradores das outras etnias, da direção da casa para organizar o evento, sempre são muito importantes para o sucesso deste evento.

Não esquecendo do trio Zilá, Pe. Lucas e Domenica,  que animou o ambiente com a música ao vivo.

Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project
Project