por Casa das Etnias. 27/11/2015
O livro A esperança cruza os mares, escrito por Teresinha Rihl Tregansin e ilustrado por Rita Brugger, foi lançado (ou relançado) no Ponto de Cultura Casa das Etnias, na noite de 27 de novemro de 2015. É a história de uma família polonesa que, pressionada pelos invasores de sua Pátria, obriga-se e decide emigrar - e vem para o Brasil. Mais precisamente para a serra gaúcha.
O episódio fictício da obra acompanha a história da imigtração polonesa. Isto destacou com propriedade o presidente da Braspol, Celestino Vicente Szynwelski, em sua fala. Também Cleudes Piazza teceu elogios à obra, finalizando que a obra "é um testemunho da participação dos poloneses e seus descendentes na formação da cltura gaúcha e nacional".
A autora e a ilustradora também se manifestaram, explicando o seu trabalho. Teresinha afirmou que escreveu uma história com temática polonesa por ter tido contato com muitos autores e textos sobre a Polônia e a imigração, destacando suas lendas e sua bela cultura. Rita disse que foi um desafio... inclusive o de ter desenhado uma roupa polonesa pela primeira vez!
Os convidados foram recebidos com pão e sal, uma tradição polonesa de boas-vindas.
O evento foi coroado de sucesso de público, que apreciou também a música executada pelo casal Zilá (no violno) e Ìtalo (gaita).
Após os autógrafos, foi oferecido um jantar, que todos apreciaram, constituindo-se num momento de alegre convivência.